Programa Erasmus+ em força no AEFP

O ano lectivo 2017-2018 começou em grande no Agrupamento de Escolas Fernão do Pó com a notícia da aprovação de três projectos ERASMUS+ KA2 de parceria entre escolas. Um projecto relacionado com a inclusão e cidadania (YOU CAN BE A HERO/ TU PODES SER UM HERÓI), com a duração de 2 anos, entre Portugal, França, Letónia e Grécia; um outro no âmbito do desporto, ideal olímpico e hábitos de vida saudável (EUROPEAN OLYMPICS/OLIMPÍADAS EUROPEIAS), com a duração de 2 anos, entre Portugal, Espanha, Eslovénia e Bulgária; e finalmente outro abordando a gastronomia, cozinha e restauração (IDENTITÉS GASTRONOMIQUES RÉGIONALES ET MONDIALIZATION/IDENTIDADES GASTRONÓNICAS REGIONAIS E GLOBALIZAÇÃO), com a duração de 3 anos, entre Portugal, França e Roménia.
O ERASMUS + é um programa da União Europeia para os domínios da Educação, Desporto, Formação e Juventude, que abrange o período entre 2014-2020.
 A nossa escola foi a primeira anfitriã do projeto YOU CAN BE A HERO, cuja primeira reunião de trabalho transnacional de professores se realizou no Bombarral, na escola Fernão do Pó, entre os dias 16 e 20 de outubro, com participação de elementos de todos os países dessa parceria.
Além das sessões de trabalho os nossos convidados tiveram oportunidade de visitar alguns locais emblemáticos a nível local: Quinta do Sanguinhal, Museu Municipal e Teatro Eduardo Brazão; e ainda dar um rápido passeio pela nossa costa, passando pelo Forte de Peniche, Cabo Carvoeiro, Lagoa de Óbidos, Foz do Arelho, São Martinho do Porto e terminando em Óbidos. Neste pequeno tour foram acompanhados pelos alunos da turma do 11º ano do curso profissional de Técnico de Turismo Rural e Ambiental, que puseram assim à prova os seus conhecimentos técnicos de guias turísticos.
As turmas dos cursos de Educação e Formação de Serviço de Mesa e profissionais de Cozinha, Pastelaria e Restauração e fizeram as honras da “casa” ao prepararem e servirem com brio as refeições aos convidados no seu restaurante pedagógico.
No mês de novembro realizar-se-ão as primeiras reuniões transnacionais dos outros dois projectos, mas desta vez terão lugar em Espanha e França, onde se deslocarão delegações de professores da nossa escola para planificarem as actividades a desenvolver com os alunos ao longo dos próximos 3 anos lectivos.
Estes projectos vão envolver toda a comunidade escolar em actividades de intercâmbio com alunos das escolas dos países parceiros até 2020.
Após um interregno de dois anos, o agrupamento de escolas Fernão do Pó volta a dar aos seus alunos a possibilidade de viajarem na europa, contactarem novas realidades e culturas e criarem laços que lhes podem abrir portas para um futuro profissional e pessoal mais abrangente e diversificado. 

A professora responsável pela coordenação
Maria Fernanda Carmelo