Identidades gastronómicas: Encontro Erasmus+ no Bombarral

No âmbito do projeto Erasmus+ “Identidades gastronómicas e globalização” decorreu no Bombarral, entre 12 e 16 de março, o segundo encontro preparatório.
Trata-se de um projeto que gira em torno das identidades gastronómicas de cada um dos países parceiros (Portugal, França e Roménia), com o objetivo de promover a valorização e utilização dos produtos locais/regionais.
Este encontro visou, para além de proporcionar aos parceiros um conhecimento próximo da nossa realidade regional, a preparação do trabalho a desenvolver em maio, também no Bombarral, desta feita com o envolvimento de um total 36 alunos dos cursos de serviço de mesa e cozinha/pastelaria dos três países.
Durante a sua estadia no Bombarral, os parceiros europeus tiveram ocasião de visitar alguns produtores da região, assim como alguns restaurantes onde puderam degustar magníficas combinações de produtos regionais com origem na terra e o mar.
Durante a semana foram feitas visitas à GRANFER, Ginja Opidum, Queijaria Flor do Vale, Quinta do Sanguinhal, Lota de Peniche e Escola Superior de Tecnologia do Mar (enfoque na transformação e utilização inovadoras dos produtos locais). A comitiva foi acolhida de forma extraordinária pelos restaurantes Alma Grão e Dom José (Bombarral), O Traçadinho (Óbidos), Bar da Praia (Consolação) e Taverna do 8 ò 80 (Nazaré), os quais encarnaram em absoluto o espírito do projeto.
O Agrupamento de Escolas Fernão do Pó conta com a inestimável colaboração do Município do Bombarral, cujo Presidente marcou presença na reunião de trabalho ocorrida no 3.º dia do encontro, tendo tido ocasião de se apropriar dos objetvos deste projeto cujo impacto se demonstra bem para além dos muros da escola e manifestado, uma vez mais, o interesse do Município em acarinhá-lo.
No próximo encontro, para além de constituírem equipas multinacionais que irão elaborar pratos típicos de cada país, os alunos também irão marcar presença em alguns dos restaurantes anteriormente referidos.