European Olympics

2017 | 2019
Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, entre 60 e 72%  dos adolescentes não praticam a atividade física necessária para obterem benefícios de saúde. Em muitos casos, a este estilo de vida sedentário junta-se uma dieta inadequada. Contudo, é nesta altura da vida que se estabelecem as bases para uma boa qualidade de vida em adultos e na velhice.  A má nutrição é a causa de muitas doenças físicas e mentais.  É por isso necessário e urgente criar uma consciência social sobre dieta equilibrada e atividade física e tornar basilares estes princípios  para  a formação dos nossos cidadãos.

Inquéritos realizados em diversas escolas revelaram que  cerca de 65 a 78% dos alunos não praticam atividade física regular suficiente por semana, não têm uma dieta alimentar adequada, passam um número excessivo de horas em frente à televisão, à consola de jogos ou colados ao écran dos telemóveis, estando desta forma em sério risco de vir a sofrer as consequências da obesidade, diabetes, desordens alimentares ou outras doenças graves.

Foi por partilharmos estas preocupações que decidimos avançar com um novo projeto de parceria denominado  “European Olympics”, com o objetivo de motivar os nossos alunos a praticar desporto de forma regular, a valorizarem um estilo de vida saudável e a preocuparem-se com a sua dieta alimentar.  Achámos depois pertinente incluir nesta consciencialização os princípios que norteiam os Ideais Olímpicos: a promoção da solidariedade, do trabalho em equipa, da competição saudável e do fair play.

Pretendemos envolver os nossos alunos na prática de desportos, não só em recintos fechados mas também ao ar livre e, por isso, vamos tomar partido das condições geográficas de cada um dos países que constituem a parceria. Vamos promover e realizar atividades relacionadas com a água em Portugal e Espanha e com a montanha na Bulgária e Eslovénia. Em todos os países serão organizados percursos pedestres em zonas que caracterizem  as diferentes regiões, o que nos permitirá promover nos alunos uma consciência ambiental baseada na sustentabilidade e ecologia  e os levará a avaliar o impacto que o ser humano tem tido na fauna e flora dos diferentes países. As reuniões transnacionais de aprendizagem permitirão aos nossos alunos comparar estilos de vida diferentes, diferentes hábitos alimentares e diferentes práticas desportivas.

A língua de comunicação será o Inglês, como forma de promover a identidade europeia.  A integração de alunos económica e culturalmente desfavorecidos no nosso projeto será especialmente fomentada. Todos estes  valores fazem parte dos Princípios Olímpicos e são também os valores que queremos que os nossos alunos aprendam.

Para alcançar estes objetivos, um total de 72 alunos das nossas escolas, com idades entre os 14 e os 16 anos, irão visitar os países parceiros integrando os vários intercâmbios com alunos.

Serão realizadas 3 reuniões transnacionais para professores, em Espanha, Portugal e Eslovénia.

Durante o projeto serão aplicados 3 inquéritos aos  alunos e famílias relacionados com a prática desportiva e hábitos alimentares.  Deverá ser criada uma Parede Erasmus em cada escola. Será elaborado um logotipo para o projeto e, durante as reuniões transnacionais de aprendizagem, serão organizadas atividades desportivas e percursos pedestres.  Cada país deverá também fazer o seu concurso de design de medalhas.

Será criado um projeto E-twinning e usado o Twinspace como plataforma de trabalho no projeto. Também será criado um blog do projeto no qual toda a informação, fotos, comentários, etc, estará disponível e um fórum para os alunos e professores envolvidos no projeto.

Ao longo dos dois anos de colaboração, deverão ser desenvolvidos pelos alunos e professores, e outras organizações ligadas às escolas participantes, 4 manuais diferentes: -Um “Decálogo do Comportamento Olímpico” em Portugal, um  “Guia do Desporto e Vida Saudável" na Bulgária, um “Guia de  Percursos de Montanha para Jovens Aventureiros” na Eslovénia e um “Manual de Comida Saudável  para Jovens Atletas”em Espanha.

É intenção deste projeto que, a longo prazo, os nossos alunos venham a valorizar os benefícios de uma dieta saudável e da prática regular de desporto e assumam como seu o lema do  projeto: “ O caminho mais rápido para a amizade e compreensão faz-se a treinar e a jogar em conjunto.”


PORTUGAL
Escola Básica e Secundária Fernão do Pó
Bombarral

ESPANHA
I.E.S Rodriguez Moñino
Badajoz

BULGÁRIA
44Secondary School Neofit Bozveli
Sofia



ESLOVÉNIA
Os Zadobrova
Liubliana





Comentários